Casa Vedoble from Cristobal Palma Photography on Vimeo.
Este conjunto de 4 casas deriva do “protótipo” La Casa Equis (2003), situado na mesma baía. As casas têm uma coerência com o ambiente do entorno e fazem referência ao estilo de vida gerada pelo deserto peruano.
Explorando o conceito de “praia artificial”, onde se tem um clima temperado, nem frio nem quente, sem vento ou chuva, o conceito arquitetônico abarca a criação de espaços para a celebração dos prazeres da vida, além de seus espaços de abrigo e intimidade.
Os espaços da casa, fluidos e definidos por um invólucro e uma plataforma, se relacionam com o mar e a paisagem do horizonte através de uma piscina suspensa.
Cada uma das casas pode ser acessada através de uma passagem tênue que une e separa o ambiente externo, o “infinito” do deserto, e o espaço íntimo da casa. Grandes escadarias abertas são esculpidas nas plataformas que são ligadas por pátios e corredores que adentram as casas, reforçando a idéia de uma casa de praia em plena harmonia com o exterior, mas protegida do sol.
A construção pré-colombiana ao longo da costa, onde as paredes de adobe parecem crescer a partir do deserto, é referenciada neste conjunto com o uso do concreto, tábuas rústicas, e aplicação das cores ocre e areia, buscando a impressão de que os volumes foram escavados diretamente do penhasco.
O hibrido do uso de tecnologias arcaicas e industriais criam uma construção que se integra a paisagem cultural do deserto da costa peruana, ao mesmo tempo em que a torna atemporal.
Confira o o set completo de fotografias desta obra no site do fotógrafo Cristobal Palma e siga seu trabalho no twitter @EstudioPalma ou no facebook Cristobal Palma Photography. Veja mais obras fotografadas por Cristóbal em ArchDaily Brasil.
Informação Complementar:
- Colaboradores: Vahl del Solar, Rosa Aguirre
- Contratante: Construtora Edward Barclay
- Engenharia Estrutural: Ingeniero Luis Flores
- Vídeo e Fotografia: Cristobal Palma